História

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

O Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia (CEM 10) foi uma conquista da comunidade do “P Sul”, pois, até 1993, nesse setor, havia apenas uma escola que oferecia o ensino médio, o Centro de Ensino Médio 06 (CEM 06), o “Centrão”.
Em 1980, houve um projeto para a construção do CEM 10 e a comunidade insistiu na concretização do mesmo, sob a liderança do professor Arnaldo Luis de Farias. Em 1983, foi montado um arcabouço do prédio e, durante 10 anos, a comunidade ficou ansiosa pela conclusão da obra, a qual foi efetivada no ano de 1994, no governo do senhor Joaquim Roriz.
Os primeiros professores lotados nesta escola vieram do Centro de Ensino Médio 06 e a equipe de direção do Centro de Ensino Médio 09 (CEM 09). No início, a escola passou por momentos de dificuldades, visto o incipiente processo de adaptação. A professora Maria Aparecida Ramalho harmonizou e consolidou o ambiente, adquirindo profissionais e autores de excelentes projetos, verdadeiros sonhos educacionais.
Dentre as atividades e/ou projetos promovidos pela instituição, destacaram-se a Academia dez da Imortalidade Poética (ADIP), coordenada pela professora Marilza Francisco de Oliveira; a Festa Folclórica, coordenada pelo professor Charles Lemos Costa; e os Ensaios Fotográficos, coordenado pelas professoras Maria de Oliveira e S. Machado e Valesca Zerbinato Velásquez, o qual, na edição Consciência Negra pelo viés Arte-Educação, representou a escola no Prêmio ao Professor 2006.
No decorrer de sua história, a escola recebeu várias denominações: Centro Educacional QNP 30, Centro Educacional 10 de Ceilândia e, atualmente, Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia. Vários foram os educadores e diretores que contribuíram para o seu desenvolvimento, são eles: Maria Aparecida Ramalho, Maria do Socorro F. da Paixão, Bartolomeu de Sousa Lima, José Antônio Amâncio, Ezequias Alves Pontes, Joel Silva Amaral, Alana Régia de Novais Pimenta, Zenilda Siqueira Lima Veras, Patrícia Milanio Vasconcelos e Helen Matsunaga, atual gestora dessa Instituição de Ensino.

Deixe um comentário